WhatsApp

Aposte no charme e praticidade das cristaleiras

Por WoodPrime | Publicado em 02/04/2019

Três dicas para resolver uma charada:

  1. Um móvel que foi objeto de desejo por muitos e muitos anos;
  2. Deixou de ser tendência por algum tempo, mas…
  3. Voltou com tudo nas principais dicas de decoração.

Você já sabe de qual móvel estamos falando, né? As charmosas e encantadoras cristaleiras. A Wood Prime trouxe algumas dicas sobre esse artigo de decoração versátil, lindo e super útil. Vamos conferir?!

Beleza e sofisticação: um poderoso item de decoração

Uma cristaleira pode trazer um ar de sofisticação para o ambiente onde for inserida. Você sabe por quê?

No século 17, a rainha da Inglaterra pediu que um marceneiro local criasse algum móvel no qual ela pudesse exibir todas as louças e vidrarias especiais que tinha.

O modelo de cristaleira antiga era rebuscado e elegante, combinando com os demais móveis. E, é claro, tudo exprimia poder e nobreza.

Ainda que as cristaleiras tenham se tornado mais comuns com os anos, elas permanecem se destacando em um cômodo. Sua beleza ainda remete à sofisticação dos tempos antigos.

Em que ambiente posso usar uma cristaleira?

A cristaleira é um móvel muito versátil

Como mencionamos acima, as cristaleiras são móveis muito versáteis. Portanto, elas podem ser utilizadas em diversos cômodos: salas de jantar e estar, cozinha, banheiros, halls. Então, não existe um lugar certo para utilizá-la, mas sim a forma correta. Calma, nós te explicamos!

Devido à sua aparência luxuosa, as cristaleiras devem ser valorizadas. Independente do cômodo onde forem colocadas, priorize sempre adequá-las corretamente de acordo com a decoração do local.

Manter esse móvel organizado também é primordial. Se estiver na sala de jantar, expor louças especiais pode dar um toque mais elegante ainda para a decoração. Na sala de estar, livros e itens decorativos são ideais. E, no banheiro, toalhas e vasos de flores artificiais podem embelezar o ambiente.

Logo, para usar a cristaleira em qualquer cômodo, basta deixar a criatividade fluir.

Cristaleira na Sala de Estar

A cristaleira pode ser um elemento decorativo funcional e elegante na sala de estar. Para aproveitá-la ao máximo, você pode começar organizando-a com uma mistura de itens decorativos e práticos, como livros, itens de coleção, fotos de família, lembranças de viagens e itens decorativos. Certifique-se de dispor os itens de forma harmoniosa, evitando sobrecarregar as prateleiras. Além disso, considere a iluminação ao redor da cristaleira para destacar suas peças e criar um ambiente aconchegante.

Estilo das cristaleiras

Escolha uma peça que complemente o estilo geral da decoração do espaço. Se a sua sala de estar tem um estilo mais clássico ou tradicional, uma cristaleira com detalhes ornamentados, talvez em madeira escura ou tons mais sóbrios, como mogno ou cerejeira, pode se encaixar perfeitamente. Por outro lado, se o seu espaço é mais contemporâneo, uma cristaleira com linhas limpas e minimalistas, talvez em metal ou vidro, pode ser mais adequada.

A cor da cristaleira deve complementar a paleta de cores existente na sala de estar. Se você deseja que a cristaleira se destaque como uma peça central, pode optar por uma cor contrastante que chame a atenção, como uma cristaleira branca em uma sala com paredes escuras. Por outro lado, se preferir uma abordagem mais discreta, escolha uma cor que se misture harmoniosamente com os tons predominantes da sala, criando uma sensação de coesão e equilíbrio.

Cristaleira na Sala de Jantar

Ideal para guardar louças, taças e utensílios de jantar

Já na sala de jantar temos algumas dicas de como utilizar a cristaleira de modo eficaz sem perder a elegância, confirma:

Utilize a cristaleira para armazenar e exibir seus utensílios de jantar, louças especiais, copos e taças. Organize esses itens de forma acessível e visualmente atraente, facilitando a sua utilização durante as refeições e eventos especiais. Considere agrupar itens semelhantes em prateleiras específicas para facilitar a localização e manter a ordem.

Além de utensílios e louças, use a cristaleira para exibir objetos decorativos que complementem a atmosfera da sala de jantar. Isso pode incluir vasos de flores, centros de mesa, velas decorativas ou qualquer outra peça que adicione charme e personalidade ao ambiente. Certifique-se de não sobrecarregar as prateleiras, mantendo um equilíbrio entre os itens funcionais e decorativos.

Cristaleiras com adegas

Eleve seu espaço gourmet com uma cristaleira com adega

Cristaleiras com adegas são uma excelente opção para complementar seu espaço gourmet ou até mesmo a sala de jantar e sala de estar . Aqui estão algumas maneiras de aproveitar ao máximo uma cristaleira com adega:

A principal função da adega embutida na cristaleira é armazenar vinhos de forma adequada, proporcionando um local conveniente para manter suas garrafas organizadas e prontas para serem apreciadas.

Além de armazenar os vinhos, a cristaleira com adega também serve como um belo ponto de exibição para suas garrafas favoritas. Se a sua cristaleira com adega incluir prateleiras adicionais, você pode utilizá-las para armazenar e exibir utensílios de jantar, copos, taças e louças especiais, criando assim um espaço multifuncional.

Cristaleira Baixa como cantinho do café

Ideal para um cantinho do café organizado e completo

Cristaleiras baixas são uma excelente opção para criar um cantinho do café aconchegante e convidativo na sala de estar ou na cozinha.

Utilize as prateleiras da cristaleira para armazenar uma variedade de itens relacionados ao café, como cápsulas de café, pacotes de chá, açúcar, adoçantes, colheres, canecas e xícaras. Organize esses itens de forma atraente e funcional, facilitando o acesso e o preparo das bebidas.

Transforme sua cristaleira baixa em um cantinho do café temático, adicionando elementos decorativos que evocam uma atmosfera de cafeterias aconchegantes. Isso pode incluir quadros com frases inspiradoras sobre café, plantas em vasos decorativos, pequenas luminárias ou velas perfumadas para criar uma atmosfera acolhedora.

Se o espaço permitir, você pode usar a parte superior da cristaleira baixa como uma área de preparo para fazer café. Coloque uma bandeja decorativa ou um conjunto de porta-copos para proteger a superfície da cristaleira e criar um espaço prático para preparar bebidas quentes.

Otimize espaço com Cristaleiras laterais

Perfeita para cantinhos da leitura e ambientes com pouco espaço

As cristaleiras laterais ou de canto são excelentes opções para otimizar o espaço. As cristaleiras laterais ou de canto são especialmente úteis em ambientes menores ou com espaços limitados, pois aproveitam áreas que de outra forma poderiam ficar subutilizadas. Colocadas ao lado de um sofá na sala de estar ou em um canto vazio na sala de jantar, essas cristaleiras ajudam a maximizar o espaço disponível enquanto adicionam armazenamento adicional.

Além de sua função decorativa, as cristaleiras laterais ou de canto também oferecem uma dose extra de funcionalidade ao ambiente. Use-as para armazenar itens que você deseja manter organizados e acessíveis, ao mesmo tempo em que adiciona um toque elegante à decoração geral do espaço.

Como cuidar da cristaleira adequadamente

Preserve sua cristaleira por muito mais tempo

Por fim, para garantir que seu móvel dure muito mais tempo e com um aspecto impecável, temos algumas dicas sobre como cuidar da cristaleira.

Primeiro, por ser um objeto que expõe outros artigos, manter a cristaleira sempre limpinha é bastante importante. A parte de vidro, principalmente, pois deve oferecer uma imagem nítida do que tem dentro do móvel.

Aqui, aposte em produtos específicos para vidros, para garantir o melhor resultado. Limpe de preferência a cada 3 dias ou pelo menos 1 vez por semana.

Para a parte interna, você pode utilizar um pano seco a fim de remover todo o pó. Afinal, mesmo com o móvel fechado, sabemos que pode entrar poeira no recinto. É recomendável limpar essa área pelo menos a cada 15 dias.

Cristaleiras Wood Prime — o modelo que você procura

As cristaleiras podem ser aliadas da sua decoração com muuuuuuito charme. Por isso, não tenha medo de apostar nesse item: ele voltou e voltou com tudo!

Para adquirir a sua, confira nossa seção de Cristaleiras Wood Prime. Vários modelos para você se apaixonar. Acesse!

Vitrine 2 Portas com espelho
Cristaleira Branca com vidro
Vitrine Baixa 2 Portas com Gaveta e Espelho
Cristaleira Baixa com Adega 2 Portas

Além disso, para inspiração adicional sobre como incorporar uma cristaleira de canto triangular ou explorar diferentes estilos de cristaleiras, sugiro que você leia nossos artigos em destaque no blog Wood Prime Móveis: “Como Usar Cristaleira de Canto Triangular” e “5 Estilos de Cristaleiras Incríveis para sua Decoração“. Esses artigos oferecem dicas práticas e ideias criativas para ajudá-lo a aproveitar ao máximo sua nova aquisição e transformar seu espaço em um ambiente elegante e funcional. Aproveite a leitura e descubra como uma cristaleira pode se tornar o destaque perfeito na sua decoração!

Confira na loja da Wood Prime