WhatsApp

Decoração clássica: o que você precisa saber

Por WoodPrime | Publicado em 02/04/2019

Ah, o estilo clássico de decoração… Ainda que contrarie gostos “futuristas”, não há como ignorar a beleza de um design clássico nos ambientes.

Desde a Antiguidade, onde entendemos como o início da decoração clássica, esse estilo nunca perdeu espaço. Considerada luxuosa, é bastante comum encontrarmos características clássicas em variados ambientes.

E nós não podemos negar: somos apaixonados por esse estilo! <3

Para você conhecer um pouquinho mais sobre decoração clássica, listamos algumas características nesse post. Confira!

Estilos clássicos

Em primeiro lugar, precisamos saber que existem subdivisões dentro do estilo clássico.

Com o passar dos anos e acontecimentos históricos, esse estilo ganhou características peculiares e que remetiam aos períodos respectivos.

Portanto, temos o estilo barroco, o rococó, imperial, moderno e contemporâneo – todos com conotação clássica.

Móveis: o carro-chefe da decoração clássica

“Ah, Wood Prime, vocês estão puxando sardinha…” – nós juramos que não!

O mobiliário do ambiente é o que fornece a maior aparência de um estilo de decoração clássica. Isso porque os móveis para esse estilo são muito trabalhados em detalhes, acabamentos e design como um todo.

Desde poltronas aos sofás, os móveis clássicos apresentam estofamentos luxuosos e cheios de requinte. Assim, toda a elegância desse estilo é facilmente alcançada.

Artigos que remetem a tempos mais antigos, como cristaleiras, aparadores e criados-mudos também são ponto forte nessa decoração.

Móveis clássicos Wood Prime

As cores mais utilizados na decoração clássica

Outro aspecto muito importante que pode caracterizar uma decoração clássica são as cores utilizadas. Em móveis, nas paredes, nos artigos: os tons ajudam!

O maior destaque é para as cores metalizadas, como prata, bronze e dourado. No entanto, o marrom – nos móveis com tom rústico, por exemplo – e o branco – principalmente nas paredes – são cores bastante comuns nesse tipo de decoração.

Portanto, aposte nesses tons quando for decorar um ambiente clássico.

Outra opção super viável para a decoração clássica é o uso de papel de parede. Nesse caso, escolha estampas luxuosas ou cobertas de obras de artes antigas.

O poder da iluminação

Por fim, vale destacarmos também a iluminação do ambiente.

No estilo clássico, a prioridade é para a luz amarelada, que proporciona mais serenidade ao ambiente.

Aqui, o artigo de luxo que também pode ser adotado é o lustre. Podemos utilizá-los tanto para a luz geral quanto luzes localizadas, como no caso dos pendentes para mesa de jantar. Use a criatividade!

Cuidados com a decoração clássica

A decoração clássica pede cuidados e atenção

A decoração clássica tem o incrível poder de repaginar completamente um ambiente. No entanto, alguns cuidados são necessários.

Dentre eles, vale o destaque para não exagerar nos itens. Muitas vezes, o espaço é limitado e, com certeza, encher de coisas para atingir o estilo pode ser um erro. Acerte nas peças de acordo com o tamanho do cômodo.

Portanto, contar com um design de interiores pode ser uma ótima ideia para iniciar sua nova decoração.

Além disso, você também pode contar com a Wood Prime e ficar de olho em nosso blog. Assim, encontrar dicas, ideias e inspiração fica muito mais fácil! 😉

Confira na loja da Wood Prime