7 formas inteligentes de armazenar alimentos na cozinha
Por WoodPrime | Publicado em 11/02/2021
“Como armazenar alimentos?” Essa é uma dúvida frequente que muitas pessoas têm na hora de organizar sua cozinha.
As frutas devem ficar dentro ou fora da geladeira? Os condimentos devem ficar na embalagem ou em potes de plástico? É melhor guardar na prateleira ou no armário?
Calma, o Blog da Wood Prime trouxe todas essas soluções e várias dicas de como armazenar alimentos. Vem conferir!
1. Como armazenar frutas
Como vivemos em um país tropical, temos o hábito de fazer o armazenamento de alimentos na geladeira, mas isso pode não ser uma ideia tão boa. Alguns alimentos podem perder o sabor e qualidade quando armazenados na geladeira, e vice-versa.
Portanto, guarde na geladeira frutas como limão, cereja, melancia, morango, tangerina e uva. Além disso, para conservá-las bem, embale em filme plástico e coloque-as na gaveta.
Já as frutas que devem ficar fora da geladeira, mas em um ambiente fresco, são: tomate, banana, laranja, abacate, kiwi, manga, maçã, mamão, maracujá, pêra e pêssego.
Ah, e uma dica: nos dias mais quentes, borrife um pouquinho de água nas frutas que ficam fora da geladeira, isso ajuda elas a não desidratarem e não apodrecerem.
2. Como armazenar legumes e verduras
Muita atenção também aos legumes! Entre os que são melhores conservados fora da geladeira, estão: quiabo, pepino, berinjela e alho. O clima fresco e seco ajuda a manter o sabor dos alimentos.
Enquanto isso, abobrinha, alface, almeirão, repolho e beterraba devem ficar dentro da geladeira. Coloque-os em um saco plástico transparente, dentro da gaveta própria para frutas, verduras e legumes.
Dica extra: batatas e cebolas também devem ficar sempre fora da geladeira! Lave-as e coloque em saquinhos limpos e individuais, garanto que vão durar bem mais e ainda com muito mais sabor!
3. Como armazenar pães
A melhor maneira de armazenar seus pães é fora da geladeira. De acordo com nutricionistas, “o pão em baixas temperaturas envelhece mais rápido e perde o sabor”.
Portanto, guarde-os em lugares frescos e secos. A recomendação vale para todo o dia de pão, sendo que eles devem ser mantidos no saco de papel para não perder a crocância.
4. Como armazenar laticínios
Seguindo as instruções da embalagem, a temperatura de armazenamento de alimentos como o leite deve ser de até 7ºC. Sendo assim, eles não devem ficar na porta da geladeira, e sim na primeira prateleira interna.
Quando o leite fica na porta da geladeira, ele pode sofrer várias mudanças de temperatura. Sendo assim, mantenha o leite sempre na parte mais fria da geladeira, ou seja, a primeira prateleira.
Já para os queijos, a principal dica é guardá-los em um pote de plástico para prolongar a qualidade e sabor.
5. Congele os temperos
Um tempero muito amado na culinária e tipicamente brasileitro, é o cheiro verde. Isto é, a combinação de salsinha e cebolinha.
Uma dica para te ajudar na praticidade e correria do dia a dia é cortar os temperos, guardar em potes de plástico e congelar!
Enquanto isso, o manjericão deve ser congelado em sacos plásticos a vácuo. Já o o alecrim, tomilho e sálvia podem ser colocados na forma de gelo com azeite, muito prático! Já o hortelã deve ser congelado com as folhas inteiras em saquinhos bem fechados.
6. Invista em prateleiras
Partindo agora para fora da geladeira, é fato que quando nos falta espaço, a melhor dica é subir pelas paredes com várias prateleiras!
Escolha um lugar prático e de fácil acesso para sua prateleira e que facilite o seu dia a dia na hora de cozinhar. Uma boa sugestão é que seja próximo ao fogão.
Nas prateleiras você pode colocar todos os temperos e alguns condimentos em pó. A dica é utilizar potes iguais ou com design parecidos para uma decoração mais harmoniosa.
Além de decorar com os potes, a organização e praticidade também são muito importantes. Então, que tal colocar etiquetas de identificação nos potes? É um charme especial!
7. Separar um armário somente para os alimentos
Nos apartamentos ou casas pequenas, a dica principal para organizar e armazenar alimentos é separar um armário somente para isso.
Esse espaço é dedicado aos alimentos que devem ficar em locais secos e escuros. Portanto, a dica é reservar um armário de fácil acesso para os alimentos, facilitando o dia a dia.
Leia também: 4 móveis indispensáveis para sua cozinha
Armazenar os alimentos e utensílios é muito mais simples com os móveis da Wood Prime!
O que achou dessas 7 maneiras sobre como conservar os alimentos corretamente e armazená-los? Esclareceu algumas dúvidas?
Então nem pense duas vezes antes de ir visitar agora mesmo o meu site! Lá você encontra vários modelos de armários para cozinha incríveis.
Mas, antes disso, a última dica: fique sempre de olho aqui no meu Blog! Toda semana tem conteúdo novinho em folha para você!