A primavera está aí! Aposte no paisagismo natural
Por WoodPrime | Publicado em 10/09/2020
Você já ouviu falar em paisagismo natural? Esta é uma técnica que tem como objetivo aproximar a natureza do nosso dia a dia.
E como é bom compartilhar de muito verde e ar puro, não é mesmo? Com a primavera chegando, essa tendência é uma ótima ideia para fazer parte da sua decoração.
E para te ajudar nessa missão, o blog da Wood Prime vai te contar tudo que você precisa saber sobre o paisagismo natural! Vem ver!
O que é paisagismo natural
O paisagismo natural é uma técnica artesanal com objetivo de resgatar a paisagem natural em meio aos centros urbanos e construções. É um método artístico de criar jardins, mas com beleza e harmonia de composição.
A paisagem natural é aquele lugar que somente apresenta a natureza, que não sofreu alterações pelo homem. Alguns exemplos são montanhas, desertos, lagos, florestas, entre outros.
Sendo assim, o paisagismo procura a integração do homem com a natureza, buscando um equilíbrio entre o meio ambiente e os seres humanos.
Leia também: Conheça as melhores plantas para cultivar em casa
As características do paisagismo natural
A primeira e principal característica do paisagismo natural é exatamente o que o difere, por exemplo, da jardinagem. Paisagismo é arte! Pois são trabalhadas a cor, o volume e a forma do jardim.
Além disso, o paisagismo a ajuda a melhorar a qualidade de vida, e a qualidade ambiental por todos os benefícios que trazem no nosso dia a dia.
E se engana quem pensa que paisagismo é só para quem mora em uma casa grande com jardim ou quintal. O paisagismo pode muito bem ser aplicado em apartamentos, sacadas, varandas, ambientes externos e internos, como escritórios, praças e parques.
O paisagismo leva em consideração a ciência e biologia das plantas para criar ambientes incríveis que respeitem a natureza de forma adequada.
Sendo assim, para cada local que for aplicado, existe um estudo por trás que avalia os tipos de plantas, qualidade do solo, luz solar e muito mais.
Exemplos de paisagismo natural
Como vimos acima, o paisagismo natural pode ser aplicado em diversos locais. Mas você sabia que também existem vários tipos de paisagismo? A seguir, vamos conferir alguns exemplos de paisagismo natural:
Jardim clássico
Sinônimo de rigidez, o Jardim Clássico é marcado pela simetria, geometria e separação dos espaços. Surgido no século XVI, na época do Renascimento, aqui são bem comuns o uso de coníferas, plantas que podem ser podadas, caminhos entre arbustos, estátuas, vasos e a predominância do verde.
Jardim asiático
O Jardim Asiático ou Japonês relaciona a estética com a concepção espiritual. Aqui, cada elemento tem o seu devido lugar e significado, sendo o jardim um local de meditação, concentração e contato com a natureza.
Quase como uma “marca registrada” destes espaços, podemos citar pedras, água, ponte, lamparina de pedra, bambu, bonsai e carpas .
Jardim mediterrâneo
Proveniente da região próxima ao mar mediterrâneo, o Jardim Mediterrâneo é caracterizado pelas coníferas alinhadas nos grandes canteiros, árvores floríferas e frutíferas, arbustos somente verdes ou floríferos. Enquanto herbáceas rasteiras, suculentas e muitas flores preenchem o solo.
Para um charme especial, o Jardim Mediterrâneo é completado com caminhos de pedras pequenas e canteiros.
Jardim contemporâneo
Aliado à arquitetura, o Jardim Contemporâneo utiliza plantas tropicais e simples, deixando as áreas de lazer mais funcionais.
Neste caso, a posição das plantas não segue um padrão único, prezando somente por linhas retas e simples. Esse conceito também mescla modernidade e funcionalidade da arquitetura com a beleza, harmonia e tranquilidade dos jardins.
Sua casa decorada com a Wood Prime e ainda mais linda com o paisagismo natural!
Então, também está encantado com o paisagismo natural e não vê a hora de aplicar aí na sua casa? Qual desses tipos você mais gostou?
Que tal dar uma olhada em decks ou vasos lá no nosso site para já dar o pontapé inicial ao seu paisagismo? Não perca tempo e acesse!