Conheça a história do estilo Luís Felipe
Por WoodPrime | Publicado em 29/12/2020
O estilo Luís Felipe foi marcado por detalhes entalhados na mobília, arquitetura e decoração. Assim como na pintura, cultura e literatura, o período foi muito relevante e é objeto de estudo até os dias de hoje.
Com o passar do tempo, o estilo se torna atemporal e um verdadeiro clássico que continua fazendo muito sucesso nas decorações ao redor do mundo.
Pensando nisso, o Blog da Wood Prime trouxe para você a história do estilo Luís Felipe com várias dicas e inspirações para você decorar o seu lar doce lar. Vem conferir!
Quem foi Luís Felipe?
Luís Filipe I foi rei da França no período de 1830 a 1848, conhecido como “o Rei Cidadão” e “o Rei Burguês”. Mas antes disso, em 1789, pronunciou-se a favor da revolução e uniu-se aos radicais jacobinos.
Na guerra entre França e Áustria, Luís Filipe alistou-se no exército francês mas logo passou para o lado “inimigo”. Mudou-se como refugiado na Suíça e adotou um nome falso e emprego como professor. Neste momento, seu pai faleceu e ele assume o título de “Duque de Orléans”.
Em seguida mudou-se para os Estados Unidos onde permaneceu por dois anos e depois para a Grã-Bretanha. Casou-se com Maria Amélia de Bourbon em 1809. Em decorrência de uma rebelião em 1830, a nova monarquia caiu e Luis Felipe assumiu o reinado da França.
Governando o país por 18 anos, Luís Filipe I se viu obrigado a abdicar do trono em favor de seu neto, Filipe de Orléans, conde de Paris. Exilou-se em Claremont, Surrey, no Reino Unido, onde viveu pelo resto de sua vida e veio a falecer em 1850 aos 77 anos de idade.
Contexto histórico, influências e inspirações
Em meio a confrontos relacionados à economia, surge o estilo Luís Felipe. Marcando uma extensão do estilo “Restauração” na arquitetura, cultura, pintura, mobília e decoração.
Os móveis dos palácios eram feitos por artesãos em Paris, geralmente por Georges-Alphonse Jacob-Desmalter, neto de Georges Jacob, o marceneiro real de Luís XVI.
Georges-Alphonse materializou os móveis do Palácio das Tulherias, residência de Luís Felipe quando se tornou Rei em 1830, incluindo um gabinete para a sala de concertos decorado com incrustações de ébano, conchas vermelhas e uma decoração dourada escultural.
Entretanto, com a industrialização, os móveis “comuns” eram fabricados em série. Portanto, não tinham muitas diferenças entre si e tampouco eram originais.
Características do estilo
O estilo Luís Felipe no mobiliário é rico em detalhes e entalhes ornamentados. Ou seja, pontas e palmettes com desenhos espelhados em todo design do mobiliário e também da arquitetura.
As cadeiras Luis Felipe são sempre produzidas a mão por artesãos. Seus pés podem ser considerados do estilo clássico, por conta do design levemente curvado.
Entretanto, também foi um período de inovação e criações, e algumas delas foram a poltrona toad, com pernas no estilo “sapo” e o “pé guarda-chuva”. Além disso, surgem também pequenas mesas com rodas, trazendo praticidade ao ambiente.
Leia também: Saiba tudo sobre o Estilo Luís XV
Como decorar no estilo Luís Felipe?
Nossa maior dica para decorar um ambiente no estilo Luís Felipe é utilizar elementos na decoração que remetem ao estilo. Por exemplo, móveis como cadeiras, mesas ou decorações que trazem um toque clássico para o local.
Desse modo, a decoração Luis Felipe não fica carregada como em um verdadeiro castelo. Mas sim de uma maneira clássica com requinte e sofisticação.
Em relação às cores, a indicação é detalhes em dourado. Móveis em madeira na cor original e decoração em cores neutras, como branco, marrom, cinza, azul e rosa.
Estilo Luís Felipe na sua casa com os móveis da Wood Prime!
O que você achou da história do estilo Luís Felipe? Sua história é realmente fascinante!
E para sua casa ter uma decoração Luis Felipe, acesse meu site e confira todos os móveis e cadeiras Luis Felipe!
Mas antes disso, não se esqueça de dar uma olhada aqui no meu Blog. Toda semana tem dicas, novidades, histórias e inspirações para você e seu lar!