Costela de Adão: a planta que virou mania na decoração
Por WoodPrime | Publicado em 21/01/2021
Você conhece a Costela de Adão? A queridinha entre as plantas na decoração está muito em alta e você merece saber tudo sobre ela!
Desde origem, curiosidades e decoração, tudo nessa planta é muito interessante e encanta pessoas do mundo inteiro, que até criaram uma hashtag em sua homenagem nas redes sociais!
Para você ficar por dentro de tudo isso e mais um pouco, o Blog da Wood Prime separou um tour completo sobre a Costela de Adão. Vem conferir!
O que é a Costela de Adão?
Monstera Deliciosa, conhecida como Costela de Adão, é uma trepadeira vertical que lembra o formato de uma costela humana, e é daí que vem seu nome popular.
Originária do México, ela possui folhas grandes e brilhosas na cor verde-escura. Na natureza, ela pode ter até 20 metros de altura! Quando cultivada em ambientes fechados, ela mede entre 1 e 2 metros.
Assim como toda planta, a folhagem da Costela de Adão também traz um significado. Neste caso, a planta traz consigo o clima tropical e esplendor de sua origem, representando as regiões intertropicais.
Características e curiosidades
Uma curiosidade sobre a planta Costela de Adão é que seus fãs são tão apaixonados por sua folhagem, que criaram um dia especialmente para ela, o “Monstera Monday”.
Monstera por conta de seu nome científico, e Monday significa segunda-feira em inglês. Portanto, toda segunda-feira, as redes sociais ficam lotadas de fotos da planta para alegrar o dia e começar a semana melhor ainda.
Além disso, você sabia que ela possui um fruto comestível? Seu sabor é doce e marcante, e muito apreciado na culinária latino-americana.
É importante ressaltar que este fruto deve estar maduro para consumo, geralmente após um ano de maturação. Caso contrário, pode ser tóxica e causar diversos efeitos colaterais.
Como cultivar a Costela de Adão
Vamos agora para algumas dicas de cuidados com a planta Costela de Adão:
- Esta é uma planta meia-sombra, o ideal é que ela receba pouca ou quase nenhuma luz solar. A dica é expor a costela de adão ao sol somente no inverno ou em dias nublados;
- Por ser uma planta de clima tropical, é indicado que o plantio seja feito no verão ou na primavera;
- A terra precisa estar sempre úmida. Você pode fazer a rega pelo menos duas vezes por semana no inverno, e um pouco mais no verão;
- A poda deve ser feita preferencialmente na primavera, por ser a época em que a planta mais se desenvolve;
- Um aviso importante: procure sempre usar luvas para manusear as folhas da planta. Isso porque as folhas e caules podem causar náuseas, dores de cabeça e vômitos. Evite encostar as mãos no rosto e deixe sempre longe do seu pet.
Leia também: Conheça as melhores plantas para cultivar em casa
Como decorar usando a Costela de Adão
É singelo dizer que o arranjo com Costela de Adão é capaz de decorar todo um ambiente sozinho.
A Costela de Adão na decoração é muito versátil e pode variar conforme a sua intenção. No quarto, sala, cozinha ou banheiro ela se adapta muito bem por não precisar de muito sol.
Usar a planta em vasos é mais comum para deixá-la dentro de casa. Sendo assim, separe um cantinho no chão se você pretende deixá-la maior, ou em cima de algum cômodo. Para decorar a mesa de jantar, você pode usar somente duas ou três folhas da planta.
Além disso, o formato da folha de Costela de Adão é muito famoso e extremamente decorativo. Você pode usar a estampa no papel de parede, capa de almofada, quadrinhos na parede e muito mais.
Sua casa ainda mais linda com plantas e os móveis da Wood Prime!
O que você achou de conhecer mais sobre a Costela de Adão? Gostou? Por aqui estamos apaixonados por ela e já imaginando ambientes lindos com essa decoração.
Falando nisso, que tal visitar meu site? Lá você encontra produtos incríveis que podem compor muito bem o seu lar doce lar.
Mas antes disso, não se esqueça de estar sempre de olho aqui no Blog para não perder as melhores dicas e inspirações de home decor!