WhatsApp

Texturas para parede: saiba como escolher a ideal

Por WoodPrime | Publicado em 23/01/2023

Você não precisa apostar na parede convencional para deixar a sua casa elegante. As texturas são uma ótima opção para dar um destaque à uma parede ou criar um ambiente diferenciado, colocando um pouco de criatividade, usando algumas técnicas e materiais disponíveis para isso.

Quer saber como usar texturas nas paredes da sua casa? É só continuar por aqui que a Wood tem várias dicas!

Detalhe que transforma o ambiente

Muitas vezes a gente pensa em dar uma cara nova a um ambiente, mas não pode derrubar uma parede ou fazer uma grande transformação. Pintar uma parede usando texturas pode ser o detalhe que faltava para deixar a sua casa diferente! As paredes texturizadas são utilizadas na área interna e na área externa da casa, até mesmo em muros.

Tipos de textura

Algumas texturas podem ser feitas com tintas especiais e ferramentas simples, mas outras podem ter uma aplicação mais difícil e por isso a indicação é contratar um profissional, no caso um pintor que entenda e saiba aplicar os materiais para criar uma parede com textura. 

As principais texturas disponíveis no mercado são o graffiato, chapiscado, ranhura, quadriculado, riscado, marmorato, cimento queimado, esponjada e espatulado. Elas estão presentes em muitas decorações e são um verdadeiro sucesso. Vamos explicar algumas opções para você escolher qual delas mais combina com a sua casa!

Graffiato

O Graffiato é uma das texturas mais queridas e utilizadas no Brasil. A mistura de quartzo e cristais minerais é o que confere essa aparência quando o revestimento é aplicado com uma espátula sobre a parede.

A parede pode ser pintada com a cor de preferência depois da aplicação caso o revestimento não tenha cor.

Chapiscado

Seu resultado final se assemelha muito à pedra natural, pois é totalmente irregular, feita com rolo texturizado. Essa opção de textura pode ser feita por quem deseja pintar sozinho a parede, basta molhar o rolo na tinta e fazer a aplicação. Uma boa ideia é pesquisar um pouco o rolo antes de escolher um, pois existem variações para fazer chapiscado e cada uma delas dá um efeito diferente.

Riscado

O riscado é a melhor escolha para aplicar sem usar um profissional! Essa textura é muito comum e também aparece na área externa das casas. Para criar o padrão correto, é possível usar uma escova ou vassoura, fazendo movimentos verticais com a massa ainda fresca na parede, mas é preciso ter firmeza para que as linhas não fiquem tortas.

Cimento queimado

Uma das texturas que se popularizou e virou um ícone do Estilo Industrial. O cimento queimado é um resultado que vem através da aplicação de cimento, areia e água em conjunto, mas é recomendado optar pelo trabalho feito por um profissional, pois o bom resultado depende muito da aplicação correta.

As texturas podem ser feitas com massas específicas ou apenas tinta aplicada de forma diferente, mas existem algumas dicas básicas para fazer tudo sozinho. Para aplicar qualquer textura escolhida, a parede precisa estar limpa. E para não fazer tanta sujeira, é bom forrar todo o chão, protegendo os rodapés, portas, janelas e interruptores com fita adesiva.

Cores e texturas

Quando a parede já tem textura, é bom investir em uma tinta acrílica caso precise pintá-la de novo. Primeiro é necessário lixar com uma escova de aço, limpar com a vassoura e depois passar um pano úmido para tirar qualquer resquício de pó.

O rolo de lã é a melhor opção para pintar de novo paredes texturizadas. Já a escolha da cor fica por conta do dono da casa! Só é preciso tomar cuidado e verificar se a cor escolhida para a parede texturizada combina com as outras cores do ambiente. Mas outra ideia é investir em uma única parede texturizada com cor mais chamativa e vibrante.

Quer mais dicas para decorar vários ambientes? É só ler Conheça mais sobre o Muralismo e Confira as principais tendências de decoração para 2023. A Wood vai te ajudar a deixar a sua casa incrível!

Confira na loja da Wood Prime