3 Dicas de Como Usar Tapeçaria de Parede
Por WoodPrime | Publicado em 30/01/2023
Os tapetes já são nossos conhecidos do dia a dia, mas a tapeçaria de parede não pode ser confundida com os conhecidos tapetes de chão que usamos na porta de entrada da casa ou no banheiro.
As tapeçarias são penduradas na parede e elas têm o poder de transformar o ambiente com seus padrões diferentes.
Quer saber como usar tapeçaria de parede na decoração? A Wood tem várias dicas para você usar tapeçaria na sua casa!
Uma arte muito antiga
A arte da tapeçaria na parede surgiu por volta de 2500 anos atrás na Ásia e sua principal função era aquecer as casas durante períodos muito frios. Mas ela ressurgiu na Renascença europeia no século XIV como uma forma de arte, um verdadeiro símbolo de riqueza.
O tempo passou e nos dias atuais existem vários tipos de tapeçaria para parede, como esmirna, feltragem, macramê, franjas e mais algumas opções que podem decorar a sua Sala de Estar, Sala de Jantar, quarto ou corredor.
Escolha o tipo certo
A primeira e mais importante dica é escolher uma tapeçaria que combine com o ambiente onde ela será pendurada. Não faz muito sentido escolher uma peça que fique destoando do estilo usado, pois ela também faz parte da decoração.
Além disso, ela ajuda a dar um toque de personalidade à sua casa, expondo alguma arte, figura ou cor que você goste, utilizando a mesma ideia do quadro na parede. Os padrões, cores e material podem ser escolhidos de acordo com a decoração da sua casa!
Verificar o tamanho da peça e o jeito como ela será fixada na parede também são duas etapas importantes, pois ela precisa compor o ambiente com naturalidade e não pode ser pendurada de qualquer jeito para não cair depois. É possível fixar a tapeçaria com varão de cortina, com ripas de madeira e até mesmo grampear ela no compensado para pendurar como se fosse um quadro.
Onde usar a tapeçaria
Existem muitos lugares da casa onde a tapeçaria de parede pode ser pendurada! No quarto, as tapeçarias grandes que tomam muito espaço podem ser fixadas atrás da cama, usadas como uma cabeceira ou acima da cabeceira, que é um ponto do ambiente para onde o olhar é atraído. Já as peças pequenas, como tapeçaria de macramê, podem decorar outras paredes do quarto, perto de uma prateleira ou do lado dos quadros, por exemplo.
A Sala de Estar pode ter uma linda tapeçaria atrás do sofá e o corredor também é um bom espaço para ter uma peça pendurada na parede acima do aparador. Já a Sala de Jantar pode ter uma tapeçaria grande pendurada como quadro ou usada como se fosse um padrão estampado na parede.
Estilos de tapeçaria
Existem muitos estilos de tapeçaria de parede e um deles com certeza pode decorar a sua casa! O macramê é uma técnica que consiste no uso de nós para formar franjas, geralmente confeccionadas em cores mais neutras. Esse tipo de tapeçaria pode ser usada em todos os ambientes, mas é sempre uma opção que deixa o quarto mais charmoso e aconchegante.
A esmirna é uma técnica que pode ser usada para formar padrões e até desenhos. Existem tutoriais para ensinar a técnica, assim é possível criar uma tapeçaria com as cores e padrões que você gosta. Na hora de decorar um ambiente, o correto é procurar uma técnica, cores e padrões que vão combinar com aquele espaço, mas também vão formar uma tapeçaria que agrade a todos da casa.
Quer mais dicas para usar tapetes na decoração? É só ler Todo o potencial dos tapetes na decoração da casa e Saiba como escolher tapete para a sala. A Wood vai te ajudar a decorar a sua casa com muito estilo!