Cromoterapia: bem-estar e estética na decoração
Por WoodPrime | Publicado em 03/01/2023
Você já deve ter escutado falar por aí sobre o poder das cores. Elas trazem benefícios, principalmente para a saúde mental, mas também deixam a sua casa mais criativa e bonita. Estudos mostram que a cromoterapia ajuda muito em certos problemas, principalmente usando as cores certas.
Quer aplicar a cromoterapia em vários ambientes da sua casa? É só continuar por aqui que a Wood vai te contar tudo!
O poder das cores
Pesquisadores têm estudado as cores e o seu poder há muito tempo, mas esse estudo chegou à arquitetura e isso começou a ser aplicado também na área de decoração de interiores.
E agora os arquitetos e decoradores têm dado prioridade às cores que têm efeito positivo no bem estar físico e mental dos moradores da casa.
As cores vibrantes são processadas com o sentido de urgência e as cores claras trazem calma e relaxamento, mas elas não são os únicos estímulos a serem interpretados e captados por nosso inconsciente, pois as texturas, luzes e tipos de materiais usados na decoração também fazem parte da comunicação visual do ambiente.
Efeitos das cores
Cada cor nos estimula de formas diferentes e por esse motivo elas foram tão estudadas. A verdade é que você pode até mesmo ter um ambiente multicolorido na sua casa, mas o conselho principal é ter a ajuda de um arquiteto ou decorador, pois esse tipo de espaço precisa de um pouco mais de cuidado na hora do planejamento.
Mas se você quer apostar em uma só cor, a Wood vai te contar os benefícios das principais cores para que a sua casa transmita exatamente o que você deseja!
Vermelho intenso
Essa cor pode assustar um pouco se você pensar nela em um ambiente, mas ela tem efeitos incríveis na gente. O vermelho é sinônimo de força e ação, uma cor imponente e vibrante. O vermelho estimula a energia e excitação, indicado para estimular a circulação sanguínea, além de liberar adrenalina, perfeito para anemia e apatia.
Laranja positivo
Essa é uma cor relacionada ao otimismo, que ajuda a se expressar e facilita o diálogo entre as pessoas, perfeita para ajudar a controlar a depressão também. O laranja alivia espasmos musculares e fortalece os ossos.
Amarelo criativo
A cor da criatividade também favorece o raciocínio e a memória. A cromoterapia acredita que o amarelo auxilia na digestão e acelera processos de cicatrização também.
Verde do equilíbrio
O verde traz uma sensação de calmaria inigualável. E o verde também é a cor da harmonia e renovação, conhecido por regularizar a pressão arterial e ser um grande aliado no combate ao estresse dos dias atuais.
Quer mais dicas para usar cores na decoração? É só ler Como usar cores na parede sem medo de errar e Aprenda a usar cores para ampliar ambientes. A Wood vai te dar várias dicas para deixar a sua casa linda!