WhatsApp

Decoração retrô: dicas básicas para começar

Por WoodPrime | Publicado em 16/05/2019

A decoração retrô é atemporal, e nunca esteve tão em alta!

Hoje em dia é muito comum encontrar casas e apartamentos com decoração inspirada em referências dos anos de 20 a 70, trazendo uma memória afetiva e estilo único.

Se você gosta da ideia de decorar sua casa usando o estilo retrô, acompanhe as dicas que o Blog da Wood Prime trouxe para você!

Antes de qualquer coisa, se você está perdido e não sabe por onde começar, vamos te dar algumas dicas que vão ajudar a fluir a criatividade

Cores do estilo retrô

As cores retrô variam de acordo com a época inspirada

A temática retrô se refere a um período de várias décadas. Cada uma delas teve sua história e cores que estiveram em ascensão. Por isso, a cor que você deve utilizar vai depender bastante da época que está se inspirando.

Por exemplo, dos anos 20 a 50, as cores predominantes são as mais claras, em tons pastéis e acinzentados. Depois dos anos 50, cores mais vivas e marcantes, como o amarelo, o vermelho e o roxo, são as mais indicadas para usar na decoração. 

Ou seja, tudo vai depender de qual época você usará como inspiração. Uma variação muito amada desta proposta, é o estilo retrô glam, que preza por cores fortes e vibrantes, um verdadeiro luxo!

Estampas vintage

O segredo para uma boa decoração retrô está nas estampas! Elas têm uma presença marcante por aqui.

Dar uma atenção especial a isso é muito importante, pois a estampa é o que mais chama atenção — tanto em paredes, quanto nos móveis.

As opções disponíveis para escolher são várias: floral, abstrata, geométrica, linhas, arabesca, etc.

Você pode utilizar várias referências e fazer combinações em toda a casa. A criatividade é o que conta!

Como usar os móveis retrô na decoração?

Móveis estilo retrô
Os pés palito são características marcantes dos móveis ispirados no retrô

Os móveis que compõem o ambiente também devem ser escolhidos a dedo. Afinal, quando falamos em decoração inspirada em um estilo, os detalhes dão um toque final e muito mais charme.

As características dos móveis retrô são peças mais baixas, sofás mais compridos e poltronas arredondadas. Os pés palitos também são marca registrada deste estilo. Pode apostar sem medo!

estilo retrô pode ser inserido no quarto, sala, banheiro, cozinha, área externa, entre outros. Por isso, vale investir em móveis como poltronascristaleirasbalcõesadegaslustres e mais.

Objetos e decorações retrô

Os artigos de decoração também fazem toda a diferença na hora de compor o espaço.

Se você possui objetos retrô, como quadros e peças que carregam alguma história, não hesite em utilizá-las. 

Itens decorativos autênticos das décadas passadas, como rádios antigos, telefones de disco, relógios de parede e câmeras fotográficas vintage, são incorporados para adicionar autenticidade e um toque nostálgico ao ambiente.

Investir em móveis autênticos da época pode ser desafiador, mas há uma vasta seleção de recriações modernas que capturam a essência retrô. 

 

Um ambiente retrô bem decorado é aquele repleto de referências em todo o lugar, além da mistura de cores e estampas.

Mas lembre-se: não esqueça do seu gosto pessoal na hora de escolher a decoração. Sua casa deve refletir a sua essência, trazer elementos que você se identifique e que carregue a sua história.

Iluminação Retrô

A iluminação retrô é uma poderosa ferramenta para transportar os ambientes para décadas passadas, adicionando uma aura nostálgica e charmosa aos espaços modernos. Lustres pendentes com designs inspirados nas décadas de 50 e 60, com suas formas elegantes e materiais característicos da época, tornam-se verdadeiras peças de destaque sobre mesas de jantar ou salas de estar. Luminárias de teto, abajures e lâmpadas de filamento também desempenham papéis cruciais, contribuindo para uma iluminação suave e envolvente que evoca o glamour retrô.

A versatilidade da iluminação retrô permite a incorporação de elementos únicos, como as icônicas lâmpadas “Sputnik” com seus braços estilizados, ou mesmo a audácia de neon e letreiros luminosos para um toque mais contemporâneo dentro do estilo vintage. 

Ao combinar diferentes peças, é possível criar um equilíbrio entre o passado e o presente, transformando o simples ato de iluminar um ambiente em uma expressão artística que celebra a estética atemporal e a elegância das décadas passadas. Em última análise, a iluminação retrô não apenas clareia os espaços, mas também conta uma história visual única, conectando o presente com o encanto do passado.

Eletrodomésticos retrô

Os eletrodomésticos retrô são uma tendência encantadora na decoração de interiores, trazendo uma estética vintage para as cozinhas modernas. Esses aparelhos combinam a funcionalidade contemporânea com o charme e o estilo das décadas passadas, principalmente das décadas de 1950 e 1960. Os contornos suaves, cores vibrantes e acabamentos cromados são características marcantes desses aparelhos.

Uma das características mais distintivas dos eletrodomésticos retrô é a variedade de cores disponíveis. Desde tons pastéis suaves, como azul-claro e rosa, até cores vibrantes e ousadas, como vermelho e amarelo, esses aparelhos adicionam um toque de personalidade à cozinha.

As geladeiras retrô são provavelmente os eletrodomésticos mais emblemáticos desse estilo. Geralmente apresentam portas arredondadas, puxadores cromados e detalhes que evocam a estética dos anos 50. Algumas marcas modernas oferecem tecnologia de ponta em conjunção com esse design clássico.

Já os fogões e os fornos retrô são projetados para imitar os modelos clássicos, muitas vezes com painéis de controle cromados e botões em cores chamativas. Eles oferecem funcionalidades modernas, mas com uma aparência nostálgica.

Pequenos eletrodomésticos, como máquinas de café e torradeiras, também abraçaram o estilo retrô. Esses itens muitas vezes apresentam formas arredondadas, cores vivas e detalhes cromados, complementando perfeitamente outros elementos da cozinha.

Misturadores de pedestal e batedeiras retrô são itens que adicionam charme à bancada da cozinha. Eles podem apresentar designs inspirados nas décadas de 1950 e 1960, tornando a preparação de alimentos uma experiência estilizada.

Algumas marcas modernas oferecem máquinas de lavar louça e lavadoras com designs retrô, integrando esses aparelhos essenciais à estética geral da cozinha.

Mix de Elementos

Não tenha medo de misturar elementos de diferentes décadas. O estilo retrô é eclético por natureza, permitindo que você experimente e combine peças de maneiras únicas, criando uma estética própria e personalizada.

Mesa de Apoio Mihai
Buffet Uriel
Buffet Uriel 2 Portas Natural e Verde Musgo
Poltrona Maia Fixa

A Wood Prime tem as melhores dicas e móveis para decorar a sua casa!

Gostou das dicas? O estilo retrô na decoração é uma tendência que nunca sai de moda e com certeza vai ficar lindo na sua casa! 

Então, está na hora de colocar todas as dicas em prática! No nosso site você encontra tudo o que precisa para montar a sua decoração retrô. Acesse agora mesmo e conheça todos os nossos produtos!

Confira na loja da Wood Prime