Entrevista: confira o bate-papo com Camila Forbeck, a arquiteta da nova loja da Wood Prime
A loja da Wood Prime está de cara nova! Para que você tenha uma nova experiência de compra, a loja, que é assinada pela arquiteta Camila Forbeck, preza pelo design sensorial.
No post de hoje, o Blog da Wood Prime entrevistou a arquiteta para entender e conhecer todo seu processo criativo, reforma, quais foram suas ideias e intenções em cada escolha. Confira!
Wood Prime: Por onde você começou esse projeto?
Camila Forbeck: “Quando eu visitei a Wood Prime, eu me deparei com os produtos expostos, e ao caminhar pela loja, eu percebi que tínhamos muitas opções de mesas, cadeiras, sofás, e muitos nichos de exposição.
E aí eu pensei que no site tem tantos produtos, é tudo muito diverso, e isso tem que estar contextualizado. Então, a intenção foi traduzir isso para a loja. Ao entrar na loja, o consumidor olha para os produtos e consegue, de uma maneira mais objetiva, interpretá-lo dentro da própria casa.
E ao entrar na loja, hoje, ao invés daquela loja horizontalizada, a gente enxerga alguns planos verticais que subiram (paredes). A frente de cada parede dessa, a gente construiu um ambiente real, dentro da escala que tem na loja, mas que pode ser traduzido para dentro da casa.”
3 verbos da arquitetura
Forbeck conta que se baseou em 3 verbos para criar o projeto da loja, são eles:
Inspirar
“A ideia do inspirar é trazer pra dentro da vitrine um micro ambiente pronto, e que você não precise necessariamente entrar na loja para efetivar a compra. Você pode escanear o QR Code e fazer a compra pelo site.”
Entusiasmar
“Ao entrar na loja, vamos ter um espaço específico para criar o MoodBoard. Já falamos em alguns vídeos da Wood “O que é? Como criar o próprio MoodBoard? Como eu descubro aquilo que me representa?”. Porque para a gente sentir que a casa é o lar, a nossa casa tem que nos representar. Então nós vamos ter aqui na loja um painel semântico onde a pessoa vai poder olhar e descobrir qual é o mood dela com os móveis da Wood.”
Educar
“Nós fizemos um ambiente de cozinha. Quando eu acessei o site da Wood, eu vi cozinhas lindas em laca e madeira e falei “a gente tem que ter esse ambiente na loja”, pra gente poder usar esse ambiente para fazer cursos, trazer a comunidade pra cá e ensinar.”
WP: Qual é o piso da loja? Por que você escolheu ele?
CF: “Esse é o cimento queimado. Quando a gente fala em trocar o piso ou fazer qualquer tipo de reforma, tem que ter um propósito. Antes, a loja tinha um piso cerâmico, bastante quadriculado, mas a nossa intenção ao entrar na loja é destacar produtos. Então, trabalhamos com um piso que tem planos maiores, os rejuntes ficam longe. Aquele quadriculado não nos interrompe mais visualmente, agora o piso trabalha na escala da loja: se a loja é grande, o piso também é grande.”
WP: Por que dividir a loja em micro ambientes?
CF: “A ideia foi criar os planos verticais para que em cada um a gente consiga traduzir um micro ambiente.
Bom, nós somos curiosos por natureza, então, à medida que a gente caminha pela loja, uma parede lá trás nos referencia a um outro ambiente e isso gera curiosidade. Então, o layout do mobiliário já nos faz transitar e ter intenção de conhecer a loja.”
WP: Como funciona a questão de cada cor no ambiente combinada com os nichos?
CF: “A gente procurou setorizar com as cores para que ficasse mais organizado visualmente. Por exemplo, eu olho para essa sala, mas eu queria uma cadeira diferente pro meu ambiente, então, no próprio nicho onde a cor está referenciada nós temos sugestões que se encaixam também nesse ambiente. As cores estão aqui para te auxiliar e ao mesmo tempo fazer com que possamos criar diversos universos.”
WP: De onde veio a ideia do jardim vertical?
CF: “Nós nos desestressamos perto do verde. Trazer luz natural para o ambiente enrique demais a nossa experiência. Então, a ideia foi trazer portas bem grandes (as portas camarão) que abrem totalmente para o jardim. E aqui nós podemos ter aquele momento de pausa natural, aquele momento de relaxamento e de apreciação. E trazer esse verde para o fundo da loja é dar profundidade!”
WP: O que você quis transmitir com o ambiente da cozinha?
CF: “Esse é o ambiente que eu estava descrevendo como o ambiente do educar, mas também é o ambiente do afeto, onde dentro da arquitetura sensorial podemos colocar o paladar ou o olfato. Para dar essa sensação de acolhimento, eu escolhi um tijolinho, que representa bastante as nossas casas. Também reduzimos o pé direito com esse pergolado.
Então lá (nos outros ambientes da loja) temos um ambiente mais inspirador, com um pé direito mais alto, que nos faz navegar e expandir nossa criatividade.
Aqui, (na cozinha) podemos abaixar um pouco, se concentrar mais, porque é o ambiente de troca.
A cozinha em laca traz uma sensação muito rica. Uma pintura em laca no cinza, traz um contraste com a madeira, trazendo esse paradoxo do frio com o quente e harmonia para dentro do ambiente.”
WP: Como você trabalhou a iluminação?
CF: “Essa iluminação eu chamo de iluminação cênica, para justamente valorizar o produto, porque quando a gente tem uma luz muito pasteurizada, isso acaba não criando sombras. Então, à medida que focamos na iluminação, destacamos o produto pela sombra que ele projeta.”
WP: Como você entende que o consumidor pode vir aqui e aproveitar essa experiência da melhor forma possível?
CF: “Tem que explorar todos os ambientes, poder trocar as coisas de lugar e olhar aquilo que é referência pra ele. Trazer as referências dele, porque as opções são muitas e aqui conseguimos nichar cada conteúdo e cada produto.”
Venha conhecer a loja física da Wood Prime, em Londrina!
O que você achou de conhecer sobre esse projeto criativo incrível? Também amou, assim como a gente? Então está na hora de vir nos visitar! A loja está localizada em Londrina – PR, na Avenida Maringá, 1990.
Mas enquanto isso, que tal dar uma olhada em nosso site? Lá você encontra móveis de muita qualidade e requinte em diversos estilos para completar a sua decoração!