Forro de madeira para teto: dicas, vantagens e como aplicar
Por WoodPrime | Publicado em 12/01/2021
O forro de madeira para teto é considerado um dos materiais mais práticos e versáteis. Afinal, o quarto, banheiro, cozinha, sala e área externa, podem receber muito bem esse material.
Com cuidado e manutenção na medida certa, é possível um forro de madeira com maior resistência e durabilidade.
O Blog da Wood Prime separou as melhores dicas e vantagens para você aplicar o forro de madeira no seu lar. Então, vem conferir!
Tipos de madeira para forro
Aqui no Brasil, existem 8 tipos de madeira para forro de teto mais comuns, são eles: Pinus, Cedrinho, Ipê, Cumaru, Jatobá, Imbuia, Jacarandá e Perobinha. Vamos diferenciá-los!
As mais resistentes (principalmente a cupins) são Imbuia, Jacarandá, Ipê e Peroba Rosa.
É importante ressaltar que a cor de cada uma varia. As mais escuras são Jatobá e Imbuia, enquanto o Cedrinho é um pouco avermelhado. A Perobinha possui um visual castanho amarelo, sendo a madeira de Pinus a mais clara de todas.
Vantagens e desvantagens do forro de madeira
A principal vantagem do forro de teto de madeira é o isolamento térmico, ou seja, no verão a casa fica fresquinha, e no inverno, aquecida. Como já citado, a diversidade de materiais e acabamentos também é uma vantagem.
Não podemos deixar de citar a durabilidade e resistência, também como as maiores vantagens. Além do toque acolhedor e aconchegante que a madeira transmite, ela também traz um efeito estético incrível com muita beleza.
Por outro lado, também temos algumas desvantagens. A primeira delas é o custo elevado em comparação a outros tipos de forro, acompanhada da manutenção regular, com verniz e produtos para afastar as pragas. Entretanto, é a manutenção que aumenta ainda mais a durabilidade do forro de madeira.
A umidade também é um problema, pois ela pode estufar os lambris, apodrecer a madeira e ainda causa o surgimento de mofo. Contudo, se você colocar uma manta entre o telhado e o forro, ela impede o contato da água com a madeira e diminui os problemas.
Por fim, esta pode ser a principal desvantagem que impede as pessoas de adquirir o forro de madeira: os cupins. Mas, como tudo na vida tem jeito (😅), a aplicação de produtos específicos a cada 5 anos é capaz de manter os cupins bem longe.
Como aplicar o forro de madeira?
Por mais que você seja apaixonado por DIY, a recomendação é que a instalação do forro de madeira seja feita por um profissional.
A instalação costuma ser rápida e simples. O forro é colocado através de ripas de madeira, chamadas “lambris”, encaixadas no sistema macho e fêmea.
Existem dois tipos de forro de madeira para teto, fixo e removível. Este último é mais indicado para futuras manutenções.
Leia também: Aprenda como usar ripas de madeira na decoração
Dicas sobre forro de madeira
E para encerrar com chave de ouro, aqui vão algumas dicas e instruções de cuidados com o forro de madeira:
- Após a instalação do forro, deve ser aplicado verniz ou tinta para proteger a madeira de cupins.
- De acordo com o espaço do ambiente que você deseja aplicar o teto de madeira, os lambris podem ser colocados na horizontal ou na vertical.
- Uma boa dica para deixar o ambiente ainda mais lindo e sofisticado, é aplicar iluminação no forro de madeira. É simplesmente encantador!
Forro de madeira e móveis da Wood Prime para uma casa mais linda e sofisticada!
O que você achou do forro de madeira? Já está planejando a instalação?
Então, para combinar com o seu novo teto de madeira, vem ver todos os produtos disponíveis no meu site que podem decorar o seu lar!
Mas não se esqueça de estar sempre de olho aqui no meu Blog. Toda semana tem post novo com várias dicas e inspirações para você!