Guia prático para usar luminárias na decoração
Luminárias na decoração: como usar? Por mais simples que pareça ser, existem várias técnicas e dicas para usar as luminárias de uma maneira que favoreça a sua decoração e aquilo que você deseja transmitir.
Se você tem dúvidas sobre os tipos de luminárias e iluminação ou qual seria o melhor lugar para posicioná-las, esse post é para você!
O Blog da Wood Prime preparou um guia prático e muito simples de como usar luminárias na decoração. Vem conferir!
Por que utilizar luminárias?
Luminárias na decoração deixam o ambiente mais sofisticado e elegante, trazendo muito requinte para o seu lar.
Dependendo do que deseja transmitir no ambiente, você pode usar a iluminação ao seu favor. Por exemplo, luzes mais baixas são ideais para momentos de descanso, conforto e aconchego. Já as luzes mais fortes e intensas são perfeitas para momentos de foco, que exigem muita concentração.
Tudo vai depender do ambiente e do que você deseja transmitir ali. Por isso, é importante traçar esses desejos e intenções na hora de escolher sua iluminação.
Leia também: Aprenda a economizar energia com a iluminação de casa
Tipos de luminárias
Arandela
A arandela é um tipo de luminária fixada na parede, em que a luz é geralmente direcionada para cima e para fora, ao invés de para baixo.
Ah, uma curiosidade: esta é uma forma muito antiga de luminária, historicamente usada com velas e lâmpadas a óleo.
Pendente
O pendente é um tipo de lâmpada que fica suspensa na decoração, pendurada no teto. Os pendentes possuem apenas uma luminária, suspensa por um cabo, corrente ou haste de metal.
Abajur
O abajur é uma luminária menor, geralmente utilizada na mesa ou escrivaninha de escritórios, home office ou home school, com finalidade de auxiliar na iluminação direta de lugares específicos.
Plafon
O plafon é um tipo de luminária que se instala fixada ao teto, distribuindo a iluminação por todo o ambiente. Ele pode ter diversas formas e modelos, e também é muito versátil e funcional.
Lustre
O lustre também é fixado no teto, com objetivo de iluminar o ambiente como um todo. Entretanto, o lustre é mais decorado, geralmente com design marcante e robusto, composto por várias lâmpadas.
Onde utilizar luminária?
Uma das maiores vantagens das luminárias é a versatilidade!
Entretanto, existem alguns tipos de luminárias que se adaptam melhor a alguns ambientes. Por exemplo, é mais comum vermos arandelas fixadas na parede de áreas externas ou áreas gourmet, para iluminar o local ao ar livre no período noturno.
Assim como os lustres são mais vistos nas salas de estar, sala de jantar e até mesmo nos quartos. Enquanto o pendente é mais comum no quarto, ao lado da cama funcionando como um abajur, ou na sala ao lado do sofá.
Já as luminárias de chão podem ser dispostas em diversos ambientes, embora sejam mais utilizadas na sala de estar para compor a decoração. No quarto, hall de entrada e até mesmo em ambientes externos elas são muito bem-vindas.
Dicas extras
Uma boa dica para inserir a iluminação na decoração é combinar o estilo da luminária com o estilo da sua home decor.
Escolha as luminárias, levando em consideração aquilo que você já possui dentro de casa para manter a harmonia do estilo vigente na sua decoração.
Outra dica interessante é para os lustres da sala de jantar. É importante pensar em um formato de lustre que se diferencie ao da mesa para que o contraste fique interessante.
Leia também: Escolhendo o lustre certo para sala de jantar
Luminárias da Wood Prime na sua decoração!
E então, já sabe onde colocar as luminárias aí na sua casa? Aposto que depois deste guia prático, tudo ficará mais fácil e simples para combinar as luminárias.
Para te ajudar ainda mais nessas escolhas, vem conferir no meu site um lançamento na seção de iluminação com arandelas, plafon, lustres, pendentes e abajures!
Ah, e não se esqueça: para ficar por dentro de todas as novidades e tendências no mundo do home decor, fique ligado(a) no meu Blog! Toda semana tem novas dicas e inspirações para você!