WhatsApp

Psicoarquitetura: o que é e como aumentar a qualidade de vida

Por WoodPrime | Publicado em 12/01/2023

Existem alguns tipos de projetos residenciais que prezam pela beleza e pelo luxo, mas no caso da psicoarquitetura o primeiro passo é pensar na qualidade de vida dos moradores da casa.

Melhorar o ambiente para que as pessoas se sintam bem na sua própria casa e se identifiquem com ela é a nova experiência que a arquitetura deseja oferecer.

Quer saber um pouco mais como funciona a psicoarquitetura e suas aplicações? É só continuar por aqui que a Wood te conta tudo!

A identificação do morador com a própria casa

Muitas vezes as pessoas apenas decoram a casa com móveis bonitos e não sentem aquela ligação especial com ela.

A psicoarquitetura tem como foco principal ajudar os arquitetos e decoradores a entender os seus clientes, conhecê-los melhor e deixar o projeto com o estilo deles, tudo isso para que o resultado final seja aquilo que eles pediram e que vão deixá-los satisfeitos com a própria casa.

A psicoarquitetura procura entender a relação de cada morador com os espaços da casa e como esses ambientes interferem na vida deles, para que eles sintam uma conexão com cada cantinho da casa e cada aspecto do lugar onde moram.

Psicoarquitetura na prática

Para aplicar a psicoarquitetura em algum projeto residencial, primeiro é necessário entender a própria essência e identidade dos moradores, assim a casa não vai se tornar um lugar sem personalidade e sem conexão com as pessoas. 

O profissional conversa com o seu cliente para entender um pouco mais sobre a sua personalidade, seus desejos e necessidades em relação à casa.

Essa parte do processo é importante para que depois o morador se identifique com os ambientes e também consiga criar uma conexão com eles, aproveitando a sua casa da melhor forma possível. 

A psicoarquitetura defende que as pessoas que moram em casas com as quais se identificam, se desenvolvem melhor em vários aspectos da vida, inclusive no lado profissional e pessoal. Já as pessoas que não têm conexão forte com o lugar onde moram, podem desenvolver ansiedade ou depressão, por exemplo.

É por isso que cada vez mais a psicoarquitetura ganha destaque entre aqueles que buscam bem-estar.

Psicoarquitetura para todos

É óbvio que parece muito mais fácil aplicar os conceitos da psicoarquitetura em uma casa própria já que existe a possibilidade de derrubar paredes, adicionar novos ambientes e transformar tudo que quiser.

Mas a psicoarquitetura não é exclusiva das casas próprias, já que existem meios de aplicá-la em casas alugadas. Para quem mora em casa alugada, é possível investir na identificação com a decoração.

Pintar uma parede e depois voltar à cor original antes de entregar o imóvel é muito fácil, mas dá para apostar em detalhes menores como almofadas e tapetes com cores e estampas que os moradores da casa se identificam, além de quadros e esculturas com estilos que gostam.

Assim a casa pode ter a cara dos moradores e ajudar na identificação também.

Quer mais dicas para decorar a sua casa? É só ler Decoração Comfy para ter conforto e bem-estar e As plantas são os novos pets. A Wood vai te dar várias ideias para deixar a sua casa incrível!

Confira na loja da Wood Prime