WhatsApp

Qual a diferença entre retrô e vintage na decoração?

Por WoodPrime | Publicado em 08/10/2020

Você sabe dizer qual a diferença entre Retrô e Vintage na decoração?

Essa é uma dúvida bem comum, já que muitas pessoas confundem os dois estilos e até acreditam se tratar da mesma coisa. Mas não é bem assim!

Para te ajudar nessa resposta, o Blog da Wood Prime preparou um post cheio de ideias, inspirações e, claro, as definições de cada uma! Vem conferir! 

Diferença entre Estilo Retrô e Vintage

Mesmo que os dois termos causem dúvidas, a diferença entre retrô e vintage na decoração é muito simples de entender. Confira! 

Retrô

Exemplo de decoração no estilo Retrô

No Estilo Retrô de decoração, os móveis foram produzidos na atualidade, mas inspirados em designs mais antigos, são novas versões do que já existiu um dia, sendo uma réplica ou inspiração.

Vintage

Já no Estilo Vintage, os móveis foram realmente produzidos no passado. Mesmo que tenham sofrido alguma alteração, reparação ou danos, trata-se de uma peça produzida há algum tempo atrás e que ainda é utilizada hoje.

Leia também: Descubra qual é o seu Estilo de Decoração 

Estilo Retrô na decoração

A inspiração do estilo Retrô traz cores vivas e misturas de estampas

Cheio de cores, vida e referências do passado, o Estilo Retrô se inspira nas decorações dos anos 1920 a 1990. 

Aqui, o exagero e a personalidade estão atrelados à decoração. Portanto, a proposta é abusar da mistura de cores vibrantes como laranja, amarelo, rosa e azul combinando com preto ou o branco e vermelho. É pura tendência!

Além disso, o Estilo Retrô se baseia na mistura de estampas, formas abstratas e geométricas, florais, xadrez, texturas como veludo, plástico e vinil. 

Ah, e uma curiosidade que poucos sabem: os amados pés palitos fazem parte da decoração Retrô e estão muito em alta atualmente. Um verdadeiro clássico que pode ser aplicado em diversos ambientes da casa!

Leia também: Inspire-se: Estilo Retrô

Estilo Vintage na decoração

A inspiração no antigo é presença forte no Vintage

Para começar essa definição, vamos analisar o significado da palavra Vintage: “quaisquer produtos antigos e de excelente qualidade; estilo de vida que retoma os conceitos utilizados entre os anos 20 e 60”.  

Então, no Estilo de decoração Vintage todo o mobiliário, incluindo sofá, poltrona, eletrodomésticos e objetos decorativos, são originais ou inspirados na época. Para encontrar essas peças, vale a pena visitar locais como antiquários e garimpos, além de lojas especializadas em móveis vintage.

Para decorar um ambiente no Estilo Vintage você pode usar telefones antigos, quadrinhos na parede com obras de arte ou fotos antigas da família. Que tal pegar algumas ideias e inspiração da casa da vó?

Sua casa mais linda com a Wood Prime e seu estilo favorito!

E aí, ficou mais claro os conceitos da diferença entre retrô e vintage? Já pegou várias inspirações para aplicar ai na sua casa? 

Então, que tal dar uma passada no site da Wood Prime e já garantir seus móveis no Estilo Retro? E fique ligado aqui no nosso Blog, toda semana trazemos novidades incríveis para o seu lar! 

Confira na loja da Wood Prime