Início » Dicas Práticas » Regra 60 30 10: o segredo para acertar nas cores da decoração
Regra 60 30 10: o segredo para acertar nas cores da decoração
Por WoodPrime | Publicado em 30/09/2021
Compartilhe agora:
Provavelmente você já passou por aquela dúvida cruel: “como definir as cores na decoração?”, certo? Para esta missão, a regra 60 30 10 pode te ajudar!
Trata-se de um método desenvolvido pela Apartment Therapy e que ajuda a organizar o ambiente de forma mais clara e unificada com relação às cores. Legal, né?
Para saber mais sobre a regra 60 30 10 e como aplicá-la na sua home decor, confira o conteúdo que o blog da Wood Prime preparou para você!
Como funciona a regra 60 30 10?
O princípio da regra 60 30 10 é bem simples:
60% do espaço corresponde às paredes e peças de peso;
30% é composto por peças de realce, como tecidos, tapetes e cortinas;
10% são as variedades, como peças de arte, almofadas e decorações menores.
60% da cor de um espaço vêm das paredes, papel de parede, tapete ou mobiliário grande. Para esta porcentagem, utilize a cor que você deseja que tenha mais destaque na decoração;
Para os 30%, procure trabalhar uma cor de contraste à principal. Lembrando que, para que um ambiente fique equilibrado e harmônico, o mais interessante é trabalhar até três famílias de cores diferentes;
Para os 10% restantes, use a criatividade! A ideia é utilizar tons de outras famílias de cores, brincar com texturas, estampas e etc.
Por que usar 3 cores?
A explicação pelo uso de três cores principais é simples! Na decoração de interiores, é muito comum que o conceito de decoração se divida em pelo menos três elementos.
Afinal, essa divisão traz um resultado final mais atrativo aos olhos, permitindo que nossos sentidos identifiquem a decoração do ambiente com mais facilidade.
Você pode até se perguntar: “mas usar apenas três cores não deixa o ambiente monótono?” E a resposta é não! Para isso, vale a pena explorar os diferentes tons de cada cor e brincar sempre que possível para criar uma combinação harmônica e agradável.
Regra 60 30 10 nos ambientes
Agora, que tal conferirmos exemplos da regra 60 30 10 aplicado nos ambientes para entender como ele funciona na prática? Vamos lá!
Sala de estar
Um bom exemplo de como dividir a decoração com a regra 60 30 10 está na sala de estar.
Para as paredes, a cor neutra em tons pastéis dá a sensação de leveza e tranquilidade, perfeito para um espaço de relaxamento como é a sala de estar.
Já o branco do sofá representa os 30% de contraste. Ao contrário do que muitos pensam, o branco pode sim ser o contraste dos tons pastéis. É uma cor sem variações e que remete elegância e sofisticação para qualquer cômodo.
Para finalizar, o toque de criatividade fica por conta do azul-marinho, aplicado em itens como almofadas, vasos e quadros.
Quarto
Nesta composição de quarto, a divisão fica mais suave e a mistura de tons fica mais visível.
O uso dos tons pastéis como o nude servem para levar paz, leveza e intimidade, tudo que um ambiente como um quarto precisa. Fica incrível, né?