WhatsApp

Transforme sua decoração com o estilo provençal

Por WoodPrime | Publicado em 03/09/2019

Você conhece a decoração provençal? Esse estilo traz elementos românticos, misturando toques rústicos e tons mais clássicos para casa. 

Para contar mais sobre a decoração estilo provençal, a Wood Prime separou algumas informações e dicas especiais. Olha só!

O que é a decoração provençal?

O estilo provençal surgiu em meados de 1700, na França. Naquela época, camponeses que viviam no sul do país tentaram copiar as características dos luxuosos móveis de palácios franceses em sua mobília.

No entanto, por não terem recursos suficientes, a sofisticação da decoração ficou de lado. Para o acabamento de móveis era utilizada uma massa à base de gesso e cola, chamada de gessocré.

Com o passar do tempo, essa massa se desgastava e os móveis ganhavam uma aparência envelhecida, tornando-se uma das principais características desse estilo.

Hoje, o provençal virou sinônimo de sofisticação e elegância nas decorações.

Principais características

As peças da decoração provençal são caracterizadas pelo fino acabamento e linhas com curvas sinuosas. Para as combinações, vale a pena investir em estampas clássicas, itens antigos e peças rústicas.

As flores também têm papel muito decisivo na decoração provençal. Afinal, este estilo é inspirado na casa de camponeses que viviam rodeados por natureza.

Elas são responsáveis por dar um toque de delicadeza e romantismo no ambiente.

Como inserir a decoração provençal na sua casa

Para apostar no estilo provençal, pense em uma decoração que transmita paz e aconchego. 

Portanto, a escolha por tons pastéis ajuda muito. A cor lavanda, por exemplo, pode te levar a uma viagem diretamente aos campos de lavanda, no sul da França.

Uma opção para deixar o ambiente harmonizado é fazer uso dos papéis de parede. A estampa Toile de Jouy, que retrata a vida campestre em diferentes tons, é uma ótima escolha. 

Então, caso você esteja inseguro(a) na hora de inovar, espelhos e quadros podem ser um ponto de partida. Estes itens geralmente compõem cômodos com poucas peças, logo você não terá muitas dificuldades para combiná-los.

Além disso, os móveis também são parte fundamental na decoração provençal. Para este estilo, são usados muitos móveis de madeira, com aparência rústica e detalhes em marcenaria.

Por isso, para decorar ambientes com essa inspiração, a dica é investir em cristaleiras, racks e estantes para a sala de estar, por exemplo. Se você quer mais dicas para a decoração da sua sala de estar, acesse nosso post sobre o assunto.

Já para o quarto, vale a pena apostar em móveis clássicos, como cômodas e roupeiros.

A Wood Prime pode te ajudar a decorar sua casa!

Com a decoração provençal, sua casa ganha um toque mais clássico e super charmoso. Aposte nas dicas acima e deixe sua casa ainda mais bonita!

Gostou das dicas? A Wood Prime tem tudo o que você precisa para compor uma decoração provençal. Acesse nosso site e conheça todos os nossos produtos! 😉

Confira na loja da Wood Prime