WhatsApp

Passo a passo para montar uma cozinha rústica perfeita

Por WoodPrime | Publicado em 20/10/2020

Já pensou em montar uma cozinha rústica em sua casa? 

Esse modelo de cozinha inclui fogão à lenha, itens e acessórios em cobre e ferro, móveis de madeira e muita rusticidade. Ou seja, um estilo bem marcante e cheio de personalidade que lembra a vida no campo.

Para te inspirar a criar um ambiente como esse no seu lar, o blog da Wood Prime trouxe dicas e um passo passo completo para você montar a tão sonhada cozinha rústica. Vem ver!

O que é decoração rústica?

O Estilo Rústico é marcado por móveis campestres

Vamos falar primeiro sobre o Estilo Rústico. Sua essência são móveis campestres, quase nunca com aplicação de verniz e acabamento geralmente feito em cera.

Ambientes rústicos tem como marca materiais naturais como a madeira, tijolos aparentes, pedras, palha, cerâmica e muita vegetação.

Madeiras em tonalidades de vermelho, azul, verde e amarelo também são comuns, normalmente com aparência “desgastada”.

Leia também: Inspire-se: Estilo Rústico

Passo a passo para montar uma cozinha rústica perfeita

1º passo: Móveis

Móveis de madeira são o destaque da decoração rústica

Desse assunto a gente entende, né? Então, vamos lá! O primeiro passo é escolher os móveis produzidos em madeira. Mesmo que tenha detalhes entalhados ou pés clássicos, a dica é deixar a madeira aparente em seu design.

Pode ser madeira bruta ou madeira de lei, desde que ele se encaixe nas características que citamos lá em cima. 

Leia também: Madeira bruta na decoração: um estilo sustentável

2º passo: Utensílios antigos

Utensílios antigos e rústicos dão ainda mais vida à decoração

Sabe aquelas panelas e itens de cozinha antigos que sua mãe ou avó tinham em casa? Elas são uma decoração perfeita para a sua cozinha rústica. Do ferro ao alumínio, você pode pendurar as panelas, talheres, copos e xícaras e fazer sua própria decoração!

E que tal uma cozinha rústica com fogão à lenha? Não tem maior rusticidade que essa! Seja para os almoços especiais ou somente para decoração, vale a pena investir! 

3º passo: Armários com porta de vidro

Peças como a Cristaleira Country deixam sua cozinha rústica incrível

Além da mobília produzida em madeira, outra característica dos móveis rústicos para cozinha são as portas em vidro.

Afinal, os itens da cozinha também fazem parte da decoração. Assim, eles podem ficar expostos e seguros ao mesmo tempo. Por isso, nossa indicação é uma Cristaleira Country! Linda e muito sofisticada, o que não falta nesse modelo é rusticidade. 

4º passo: Pisos e revestimentos rústicos

A madeira também é presente no piso e nas paredes

Se você está pensando ou planejando reformar sua cozinha para transformá-la inteiramente em uma cozinha rústica, temos algumas dicas para você.

No piso, o melhor revestimento seria o de madeira, assim como, se possível, nas paredes. Além disso, no teto, a dica é aplicar vigas de madeira paralelas, que deixam o ambiente mais acolhedor e, claro, mais rústico.

5º passo: Decoração

Ferro, cobre e plantas completam a decoração da cozinha rústica

Na decoração da sua cozinha rústica alguns elementos não podem faltar. Além da madeira, o ferro e cobre nos objetos e itens de cozinha são indispensáveis.

Para um pouquinho mais de cor, aposte nas flores e plantas na decoração (que tal plantar alguns temperos?). Se a sua cozinha possuir uma bancada, você pode utilizar banquetas ou cadeiras coloridas para dar um charme a mais no ambiente.

Sua cozinha ainda mais linda com os móveis rústicos da Wood Prime!

O que você achou desse passo a passo para montar uma cozinha rústica? Muito fácil, né? E para ficar mais fácil e simples ainda, aqui vai a última dica: acesse o nosso site. Lá você encontra diversos móveis rústicos (e em outros estilos também) para cozinha, quarto, sala, banheiro e muito mais!

Ah, e não se esqueça! Fique ligado aqui no Blog da Wood Prime. Toda semana trazemos dicas, inspirações e muita coisa incrível para você decorar sua casa!

Confira na loja da Wood Prime